Indicadores de Fluxo
Galeria de Fotos
Princípios de Funcionamento
Tipos de montagem
Generalidades
Imprmir página

TIPOS DE MONTAGEM

1- O Indicador de fluxo poderá ser fornecido com a caixa de ligação rotacionada conforme a figura abaixo:

2- O Indicador de fluxo é instalado conforme descrito abaixo:
a) Posicionar a palheta, localizada na parte traseira do indicador de fluxo, para atuar na direção do fluxo do líquido a ser considerado (conforme figura abaixo).

b) Se necessário, ajuste a pressão da palheta do indicador de fluxo conforme descrito abaixo:
Na parte traseira do indicador de fluxo existem dois parafusos que, ao serem retirados, permitirão o acréscimo ou redução na pressão da palheta, bastando apenas girar no sentido horário ou anti-horário a tampa traseira do mesmo. Os furos existentes na tampa traseira permitirão este ajuste (ver figura abaixo).

c) A instalação do indicador de fluxo no sistema, se faz fixando-o através de seu flange. O sistema deverá estar livre de turbulência e o indicador de fluxo instalado em tubulação reta, com pelo menos 300mm de comprimento de cada lado do indicador. A palheta poderá ficar próxima a parede interna da tubulação, conforme representado abaixo.

d) Pelo indicador, deverá passar um fluxo de líquido (no mínimo de 15 m³/h), através da tubulação que irá fazer acionar o indicador de fluxo, que passará da condição “OFF”(SEM FLUXO), para a condição “ON”(COM FLUXO)(representada no mostrador frontal do indicador). O ponteiro irá se deslocar linearmente até a condição “ON”, acionando o(s) contato(s) elétrico(s) existente(s). Quando o fluxo for interrompido, o ponteiro deverá se deslocar linearmente, até a condição “OFF” desligando o(s) contato(s) elétrico(s).

Se for necessário aumentar ou diminuir a pressão da palheta do indicador de fluxo proceder conforme descrito no item b).

Através do procedimento acima, é possível regular o indicador de fluxo para trabalhar em qualquer sistema de variados fluxos.

3- Contatos Elétricos:

O Indicador de fluxo poderá ser fornecido com até 2 (dois) contatos, possibilitando por exemplo, 1 (uma) sinalização de fluxo ON e (uma) sinalização de fluxo OFF ou 2 (duas) sinalizações de fluxo ON ou 2 (duas) sinalizações de fluxo OFF.


Testes dos Contatos Elétricos
O dispositivo de testes dos contatos elétricos do indicador de fluxo, está instalado no corpo do indicador (que possua contatos elétricos). Não é aplicável para os modelos IMF/IMFA-100 PL.

Para o teste de atuação dos contatos elétricos, com o indicador de fluxo instalado no equipamento ou em bancada de testes, proceder conforme descrito abaixo:

VERIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DO(S) CONTATO(S) ELÉTRICO(S) NA POSIÇÃO “OFF”:
Com o visor do indicador voltado para frente do operador, pressionar para baixo o botão do dispositivo de teste e girá-lo no sentido horário, até a atuação do contato elétrico que ocorrerá dentro da marcação de “OFF” existente no mostrador do indicador (marcação em vermelho). Se o ensaio ocorrer com o equipamento instalado, após a verificação de atuação manter pressionado o botão do dispositivo de teste e voltar o ponteiro para a posição original girando o botão no sentido anti-horário.



VERIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DO(S) CONTATO(S) ELÉTRICO(S) NA POSIÇÃO “ON”:
Com o visor do indicador voltado para frente do operador, pressionar para baixo o botão do dispositivo de teste e girá-lo no sentido anti-horário, até a atuação do contato elétrico que ocorrerá dentro da marcação de “ON” existente no mostrador do indicador (marcação em verde). Se o ensaio ocorrer com o equipamento instalado, após a verificação de atuação manter pressionado o botão do dispositivo de teste e voltar o ponteiro para a posição original girando o botão no sentido horário.


Obs.: Se durante esta operação o ponteiro girar 180, devido ao acoplamento magnético, girar o botão até que retorne o ponteiro à posição original. Tal procedimento não ocasionará nenhum dano ao aparelho bem como à sua regulagem interna.