Monitores de Nível
Galeria de Fotos
Princípios de Funcionamento
Características
Acondicionamento
Generalidades
Imprmir página

PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO

O indicador de nível do líquido (modelo PL) é instalado no tanque cuja sua bóia fica em contato com o líquido a ser medido.

O potenciômetro existente dentro do indicador de nível irá transformar o movimento mecânico do sistema em um sinal elétrico (resistência elétrica variável) de forma proporcional e linear.

O monitor de nível, através de seu sistema eletrônico,lê a resistência do potenciômetro e indica de forma digital (0% a 100% de volume), o nível do líquido. A indicação é feita por displays do tipo LED de alto brilho de sete segmentos, permitindo que a leitura seja possível também à distância. O sistema eletrônico gera um sinal analógico de corrente de 4...20 mA proporcional ao nível do óleo medido. Possui ainda dois relés, com saídas digitais, cuja atuação pode ser programada manualmente em qualquer ponto da faixa de indicação do sistema (de 0% a 100 % de volume), permitindo por exemplo, que se tenha alarmes de níveis mínimos e/ou máximos.

Através do gráfico 1 obtem-se a relação volume x corrente que irá permitir que se obtenha a comparação da corrente em mA medida no monitor de nível com o volume do líquido em % medido também no monitor de nível. Através do gráfico 2 obtem-se a relação resistência x corrente que irá permitir que se obtenha a comparação da corrente em mA medida no monitor de nível com a resistência em ohms medida no indicador de nível instalado no sistema. Estes gráficos permitirão a verificação do correto funcionamento do sistema de monitoramento de nível.